Qual o papel do síndico na limpeza e conservação do condomínio?

Qual o papel do síndico na limpeza e conservação do condomínio?

Quando o assunto é limpeza e conservação do condomínio a pauta gera diversas discussões que envolvem síndicos e moradores. Afinal de contas, ela é capaz de interferir na estética do prédio, na segurança e no bem- estar de todos que ali residem.

No entanto, é certo também dizer que gerir essas tarefas não é algo tão simples. Quem é síndico de um condomínio residencial sabe bem que é verdade.

Para otimizar a sua gestão selecionamos neste post algumas dicas para que você entenda o que priorizar nessas rotinas e o que fazer para garantir que o trabalho seja realizado de maneira eficiente e conforme o que foi combinado.

Administrando a limpeza e conservação do condomínio

Para garantir o bom andamento da rotina do condomínio o síndico precisa executar o que foi acordado em assembleia, orientar o trabalho dos funcionários, fiscalizar o condomínio e garantir que os condôminos cumpram com as suas obrigações. Nessa rotina está inclusa também a supervisão da equipe de limpeza e conservação do condomínio, seja ela terceirizada ou não.

Mas como gerir o trabalho desses colaboradores, para garantir que os serviços atendam as necessidades do condomínio ? Veja algumas dicas que separamos para que você consiga não só avaliar e gerir o desempenho dos funcionários, como também acertar na contratação. 

  • Entenda as demandas do condomínio

Para que avaliar o trabalho prestado, primeiramente você precisa conhecer as necessidades do condomínio. Por isso, conheça todo o ambiente do condomínio, o fluxo de pessoas e o entorno dele, procurando entender esse padrão e as responsabilidades.

Dependendo do localização ou do perfil do condomínio as demandas podem variar bastante. Se por exemplo seu condomínio fica à beira de uma avenida bem movimentada,  é bem provável que os vidros da fachada exijam cuidados especiais e uma limpeza mais frequente.

  • Avalie a capacidade de atendimento

Após listar todas as demandas do condomínio é o momento de avaliar se a estrutura que a empresa terceirizada ,contrata por você, dispõe é suficiente para atingir os resultados que você deseja. Para tanto, procure saber a quantidade de pessoas, os equipamentos e sobre os produtos que você terá à disposição.Mas não só isso, procure saber também sobre a capacitação dessa equipe de funcionários e como é o trabalho executado por eles.

  • Controle os materiais usados

Ainda que a gestão da equipe e dos materiais utilizados não esteja sob a responsabilidade do síndico, criar indicadores e definir metas para controlar o serviço prestado é sempre indicado. Assim, você evita uma interpretação subjetiva acerca do resultado esperado. Afinal, o que você entende sobre o que é bom, pode ser diferente do que a empresa contratada para o serviço entende como qualidade.

  • Colabore com a equipe

É importante que o síndico se mostre sempre presente para os funcionários e empresa terceirizada, deixando os canais de comunicação abertos. Além disso, não esqueça: um colaborador motivado e satisfeito no seu local de trabalho vai refletir positivamente na qualidade do serviço prestado.

  • Esteja atento às exigências legais

A legislação estabelece que o síndico como contratante possui responsabilidades sobre as obrigações legais do funcionário ou empresa contratada. Por isso, procure conhecer essas determinações e exija mensalmente os comprovantes de pagamentos de salários, benefícios, encargos e tributos para evitar problemas com as entidades reguladoras.

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