Censo 2020: qual o papel do síndico?
O Censo da população brasileira, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a cada dez anos está marcado para ocorrer em 2020 e o síndico desempenha um papel importante nele.
Neste ano, o trabalho irá mobilizar 180 mil recenseadores, 25 mil supervisores e outros 10 mil agentes. A estimativa é que o Brasil tenha cerca de 212 milhões de habitantes residindo em 71 milhões de domicílios.
O período de coleta, quando os recenseadores visitam imóveis por todo território brasileiro, ocorrerá entre 1º de agosto e 31 de outubro. De acordo com a Lei 5.534, todo brasileiro está sujeito a prestar informações ao IBGE de forma obrigatória, incluindo quem reside em condomínio.
Como deve funcionar a liberação de entrada dos recenseadores?
A coleta de dados feito nos condomínios brasileiros é diferente de fora deles, já que muitos são fechados e o acesso somente ocorre sob autorização de porteiros e síndicos. Levando isso em consideração, o IBGE vem desenvolvendo, desde o ano passado, uma campanha de conscientização e troca de informações com síndicos de todo o Brasil.
De acordo com coordenadores operacionais do censo, as maiores dificuldades encontradas pelos recenseadores em condomínios tem relação com o desconhecimento do trabalho realizado pelo Instituto e a insegurança de colaboradores do condomínio e síndicos em liberar a entrada de um estranho.
Vale lembrar que o IBGE não é um órgão fiscalizador, e que os recenseadores não precisam ter acesso ao interior do condomínio para realizar a entrevista, uma vez que ela pode acontecer através do interfone e até fora do prédio, sendo agendada diretamente com o condômino.
Qual a função do síndico durante o IBGE?
O síndico não precisa autorizar pessoalmente a entrada de recenseadores, nem fiscalizar a atividade dos mesmos. O importante é que ele oriente os demais colaboradores do condomínio, principalmente aqueles que controlam entrada e saída, a permitirem o contato entre recenseadores e moradores.
Como identificar um recenseador?
O recenseador estará identificado com boné, colete, crachá e bolsa, contendo a logo do IBGE. No crachá, é possível encontrar o nome e a matrícula do recenseador. Essas informações também podem ser confirmadas pela internet ou pelo número 0800 721 8181.
Em condomínios de até 250 unidades, geralmente, um único recenseador realizará a coleta. Já em condomínios com maior número de unidades, mais de um recenseador pode realizar a visita. Vale destacar que o IBGE não entrará em contato com os condomínios ou síndicos previamente ao período de coleta de dados.
Coleta de dados via internet
No ano passado, durante o teste do censo aplicado pelo IBGE em Poços de Caldas-MG, a opção de preenchimento do questionário via internet ficou disponível para os moradores do local. O resultado foi positivo, e, por esse motivo, essa modalidade será aplicada a nível nacional esse ano.
No entanto, os detalhes do preenchimento online ainda não foram definidos, mas ocorrerá no início do período de coleta. Quem estiver habilitado a responder ao questionário nessa modalidade receberá um e-ticket via correio em julho. Já, para quem não receber o e-ticket ou não responder digitalmente, o questionário será respondido de forma presencial.
Deixe um comentário